Digitalização de Peças Processuais

 

Oferece a digitalização de peças processuais e documentos a serem juntados a determinado processo, possibilitando a formação e organização da pasta digital do processo, na qual as imagens de petições e documentos digitalizados podem ser visualizadas de forma semelhante a um processo físico. Permite ainda a liberação dos documentos digitalizados ou disponibilizados a partir de outros módulos, a assinatura digital de documentos, a repaginação e exclusão de peças da pasta digital, a importação de documentos e a impressão de páginas entre outros.

 

A pasta digital do processo poderá ser composta:

a) a partir da digitalização de documentos recebidos em meio físico, como ARs e mandados;

b) a partir da produção de documentos no editor de textos do sistema; neste caso, qualquer documento produzido poderá ser automaticamente inserido na aba.

 


 

 

Se desejar, indique outro número do processo no campo <Outro Nº>. O sistema localiza o processo que porventura tenha outro número para identificação. Este número poderá ser, por exemplo, o número antigo do processo no SAJ, o número do processo original de um PEC.

 

 

Dica: Caso haja apensos, você pode utilizar o botão para navegar entre os processos.

 

Nota: Não será possível digitalizar peças para processos físicos que já foram distribuídos.

 

Todas as peças (já liberadas) do processo informado são apresentadas na seção "Peças liberadas", ao lado esquerdo da tela.

 

 

 

 

Se houver peças digitalizadas e que aguardam liberação, estas são apresentadas na seção "Peças aguardando liberação", embaixo das peças já liberadas.

 

Como fazer:

 

Digitalizando nova peça:

 

  1. Para inserir uma nova peça ao processo informado, acione o botão ou acesse o menu Arquivo > Scanner > Nova peça.

     

    É possível digitalizar as peças antes da distribuição do processo.

 

O campo <Origem> deve apresentar a opção Scanner:

 

  1. Na tela Escolha o Tipo de Documento a ser Digitalizado clique sobre a linha correspondente ao tipo de documento que deseja digitalizar e acione o botão Selecionar. Note que a nova peça é inserida na seção 'Peças aguardando liberação', sendo identificada pelo ícone . O campo <Tipo de documento digital> é automaticamente preenchido com o nome da peça selecionada.

 

Nota: Para documentos digitalizados, é possível alterar o tipo de documento após a digitalização e liberação da peça no processo.

 

Nota: É possível digitalizar documentos sem informar o tipo. As peças que não possuem tipo não podem ser assinadas nem liberadas.

 

Atenção! Somente será possível digitalizar peças para processos virtuais. Também é possível digitalizar peças para processos físicos que ainda não foram distribuídos. Além disso, para acessar esta função, o usuário deve ter um scanner instalado em sua máquina.

 

  1. No campo <Perfil do documento>, selecione o perfil do documento a ser digitalizado por meio do botão ao final do campo. As opções apresentadas são:

     

    Esta informação é importante pois prepara o scanner para uma melhor qualidade de imagem na digitalização do documento, com um mínimo de espaço para armazenamento.

 

Preto e branco: esta opção é recomendada para documentos que apresentam somente texto.

Tons de cinza: esta opção é recomendada para documentos com figuras e que possam ficar ilegíveis em preto e branco. Também produz documentos digitais com maior qualidade do que a opção Colorido.

Colorido: esta opção permite realizar a digitalização de um documento colorido, como foto,  RG e CPF.

 

  1. Selecione ainda no campo <Origem do papel>, por meio do botão , se a imagem será obtida a partir do alimentador automático ou da mesa de digitalização do scanner.

 

Se o scanner for do tipo que digitaliza os dois lados da folha, selecione a opção Duplex.

 

  1. Em seguida, posicione a página do documento no scanner e acione o botão Digitalizar. O documento digitalizado será apresentado na tela do sistema e ficará disponível para liberação nos autos na seção "Peças aguardando liberação".

     

    Se ocorrer algum erro no momento da digitalização, a imagem digitalizada não será salva.

 

O documento digitalizado tem um tamanho máximo de arquivamento. O tamanho é definido por parâmetros de sistema no módulo de Administração Integrada. Caso possua um tamanho maior que o suportado, a digitalização será cancelada e o usuário deverá alterar as configurações da peça ou da digitalização. Durante a digitalização são apresentados ícones que indicam o status da digitalização:

 

A peça está dentro do limite de tamanho.

:

A peça está atingindo o limite de tamanho.

O limite de tamanho foi ultrapassado. A digitalização foi cancelada.

 

Nota:Somente usuários autorizados podem digitalizar fora do limite de tamanho.

 

Nota: Não é possível digitalizar novas peças para processos dependentes e petições intermediárias já entranhadas.

 

Nota: Se o scanner possuir controle de páginas, todas serão automaticamente digitalizadas. Caso contrário, o sistema processa uma a uma, sempre perguntando ao usuário se existem mais páginas a digitalizar.

 

Nota: Oficiais de Justiça podem digitalizar peças, mas não podem excluir ou alterar peças digitalizadas por outros usuários.

 

  1. Acione o botão Salvar.

 

Digitalizando nova página:

 

Esta função deve ser utilizada para digitalizar uma ou mais páginas para uma determinada peça que ainda não tenha sido assinada ou liberada no processo.

 

  1. Para inserir uma nova página para uma peça já digitalizada, selecione a peça desejada na seção "Peças aguardando liberação" e acione o botão ou acesse o menu Arquivo > Scanner > Nova página.

 

Nota: Este botão não será habilitado para peças que tenham sido geradas no editor do SAJ, mas somente para peças que foram digitalizadas.

 

Ao finalizar a digitalização da página, o sistema pergunta ao usuário se existem mais páginas a digitalizar.

 

Nota: A peça digitalizada deve ter um tamanho máximo que é definido nos parâmetros do módulo de Administração Integrada. Caso possua um tamanho maior que o suportado, a digitalização será cancelada e o usuário deverá alterar as configurações da peça ou da digitalização. Somente usuários autorizados podem digitalizar sem limite de tamanho.

 

  1. Acione o botão Salvar.

 

Se necessário, consulte mais informações sobre a digitalização em Digitalizando nova peça.

 

 

Importando documentos digitalizados:

 

Esta funcionalidade possibilita a importação de documentos no formato PDF.

 

Dica: O documento digitalizado fica armazenado no diretório indicado por parâmetro do módulo de Administração Integrada.

 

  1. No menu Arquivo, selecione o submenu Importar do Arquivo e em seguida o item Nova Peça. Se houver documentos a serem importados na pasta especificada no parâmetro, será apresentada a tela Importar Arquivo.

 

Ou ainda no campo <Origem>, selecione a opção Arquivo e acione o botão .

 .

 

  1. Na tela Importar Arquivo selecione os documentos a serem importados e acione o botão Abrir. Os documentos importados serão apresentados na seção "Peças Aguardando Liberação".

 

Nota: Ao importar documentos a partir do disco rígido, o sistema solicita o tipo de documento digital antes de importar o documento, no qual pode ser selecionada a opção Tipo não informado.

 

 

Redigitalizando uma página

 

Utilize este recurso para realizar nova digitalização de uma página já digitalizada, caso a imagem não tenha ficado com boa qualidade ou tenha ocorrido erro do operador.

 

Dica: Somente peças que ainda não foram assinadas nem liberadas na pasta digital do processo podem ser redigitalizadas.

 

  1. Para substituir uma página já digitalizada, selecione-a na seção "Peças aguardando liberação" e acione o botão ou pressione Ctrl + R. Somente a página selecionada será substituída. Cabe ao usuário selecionar as páginas a serem redigitalizadas conforme a necessidade.

 

Esta funcionalidade também está disponível no menu Arquivo > Peças aguardando liberação > Redigitalizar. E ainda ao pressionar o botão direito do mouse sobre a página a ser redigitalizada e acionar a opção Redigitalizar.

 

Nota: Este botão não será habilitado para peças que tenham sido geradas no editor do SAJ, mas somente para peças que foram digitalizadas.

 

Dica: O SAJ disponibiliza um carimbo que possibilita marcar as peças como ilegível, caso em todas as tentativas de digitalização a imagem não tenha ficado com boa qualidade. Para marcar uma peça como ilegível, clique com o botão direito do mouse sobre ela e selecione a opção Documento ilegível.

 

 

Digitalizando uma nova página entre as páginas já digitalizadas

 

Utilize este recurso para digitalizar uma página entre as páginas já digitalizadas. Este recurso possibilita a digitalização do verso da folha de documentos que apresentam conteúdo em ambos os lados, bem como digitalizar novamente uma página excluída em sua posição original.

 

  1. Na seção 'Peças aguardando liberação' selecione uma página. A página nova será posicionada na frente da página selecionada.

 

  1. Clique com o botão direito sobre a página. Na janela apresentada selecione a opção Digitalizar o verso dessa página:

 

 

  1. A página digitalizada será apresentada na tela do sistema e ficará disponível para liberação nos autos na seção "Peças aguardando liberação".

 

 

Nota: Esta opção não estará disponível para documentos que tenham sido geradas no editor do SAJ, mas somente para peças que foram digitalizadas.

 

Excluindo peças e/ou páginas:

 

Esta função permite somente a exclusão de páginas e/ou peças que ainda não foram liberadas no processo. Após a liberação, o documento não poderá mais ser excluído.

 

Atenção: Para documentos já liberados no processo, apenas será possível torná-los Sem efeito.

 

Nota: Somente documentos digitalizados podem ter páginas excluídas. Quando tratar-se de documentos produzidos no editor de textos do SAJ  toda a peça será excluída.

 

  1. Selecione na seção "Peças aguardando liberação" a página ou peça a ser excluída, clicando sobre ela, e acione o botão ou Ctrl + E.

 

Esta funcionalidade também está disponível no menu Arquivo > Peças aguardando liberação > Excluir. E ainda ao pressionar o botão direito do mouse sobre uma página da peça a ser excluída e acionar a opção Excluir.

 

Nota: Documentos que emitam AR ou que pertençam à categoria "Mandados" não podem ser excluídos, mas somente cancelados. Para cancelar esses documentos, utilize respectivamente as telas Cancelamento de ARs (menu AR > Cancelamento de ARs) ou Cancelamento de Mandados (menu Mandados > Cancelamento).

 

  1. Na mensagem de confirmação, acione o botão Sim. Ao confirmar a exclusão de uma peça processual, todas as suas páginas serão automaticamente excluídas. Os documentos excluídos não serão apresentados na consulta de processos.

 

Nota: Somente usuários autorizados podem excluir documentos criados por outros usuários.

 

Assinando digitalmente peças:

 

A assinatura digital garante que a peça digitalizada ou emitida representa exatamente o conteúdo original do documento e que não foi alterada.

 

Apenas processos digitais levam em consideração a configuração de 'Obrigatoriedade de Assinatura' do Tipo de Documento Digital

 

Dessa forma, ocorrendo a liberação dos autos, apenas processos digitais podem ter impedimento de liberação no caso do documento não estar assinado ainda.

 

É importante salientar que esta regra não se aplica para processos físicos que estejam no fluxo.

 

Dica: É possível assinar documentos já liberados nos autos, porém não será permitido liberar novos documentos sem assiná-los.

 

  1. Para assinar o documento digitalizado, selecione-o na seção "Peças liberadas" ou "Peças aguardando liberação", marcando o campo correspondente. Se desejar utilize os botões e para facilitar a seleção.

 

Para marcar ou desmarcar todos os documentos que aguardam liberação nos autos também é possível utilizar o menu Arquivo > Peças aguardando liberação > Marcar todos ou Marcar nenhum.

 

Não é possível assinar somente uma ou outra página da peça digitalizada, ao selecionar esta opção todo o documento será assinado.

 

As peças que ainda não foram assinadas são assim identificadas: .

 

  1. Acione o botão ou pressione Ctrl + A. Será apresentada a tela Assinar os Documentos. Se houver mais de um certificado disponível, selecione o desejado por meio do botão e acione o botão Assinar.

 

Esta funcionalidade também está disponível nos menus Arquivo > Peças liberadas > Assinar documentos e Arquivo > Peças aguardando liberação > Assinar documentos. E ainda ao pressionar o botão direito do mouse sobre a peça ou página e acionar a opção Assinar documentos.

 

A peça processual assinada digitalmente é identificada pelo ícone .

 

Nota: A assinatura deve ser realizada antes de liberar os documentos na pasta digital. Destaca-se também que mais de um usuário poderá assinar o mesmo documento.

 

Nota: Não é necessário que o usuário esteja logado no sistema para assinar documentos. Entretanto será necessário que o certificado (conforme CPF) pertença a um tipo de agente exigido na categoria ou no modelo de documento.

 

Nota: Se no computador do usuário que está assinando não tiver instalada alguma fonte utilizada no documento em questão, o sistema emite mensagem indicando quais fontes não foram encontradas. Esse problema poderá ocorrer quando o computador que está sendo utilizado para assinatura não é o mesmo em que o documento foi emitido. Para instalar essas fontes, você pode copiá-las de outro computador. As fontes podem ser encontradas no Painel de Controle do Windows, no caminho Iniciar > Configurações > Painel de Controle > Fontes.

 

  1. Para consultar as propriedades de uma assinatura digital, selecione o documento e pressione Ctrl + P ou acione o botão da barra de ferramentas.

 

Se o documento não estiver assinado ou se assinatura for inválida, o botão indicará o status .

 

 

Liberando documentos nos autos digitais:

 

Para que os novos documentos façam parte dos autos do processo será necessário liberá-los.

 

Nota: Não será possível liberar documentos com data da movimentação (propriedades do documento) anterior à data da distribuição do processo.

 

  1. Selecione na seção "Peças aguardado liberação" a(s) peça(s) que será(ão) adicionada(s) aos autos do processo, marcando o campo correspondente. Se desejar utilize os botões e para facilitar a seleção dos documentos.

 

Nota: A obrigatoriedade da assinatura do documento para a sua liberação na pasta digital é configurada em um parâmetro do sistema, no módulo de Administração Integrada.

 

 

  1. Acione o botão ou pressione Ctrl + J para realizar a liberação da(s) peça(s) selecionada(s) ao processo.

 

Esta funcionalidade também está disponível no menu Arquivo > Peças aguardando liberação > Liberar nos autos digitais. E ainda ao pressionar o botão direito do mouse e acionar a opção Liberar nos autos digitais.

 

Se a assinatura for obrigatória:

 

Caso as peças selecionadas já estejam assinadas digitalmente serão automaticamente liberadas. Se ainda não foram assinadas, será necessário assiná-las ao realizar a liberação no processo. Na tela Liberar Documentos nos Autos Digitais, selecione o certificado digital a ser utilizado para assinar e acione o botão Liberar.

 

Se a assinatura não for obrigatória:

 

Caso as peças selecionadas já estejam assinadas digitalmente serão automaticamente juntadas. Se ainda não foram assinadas, o sistema apresenta a janela Confirmação na qual o usuário poderá indicar se deseja realizar assinatura das peças antes de juntá-las. Em caso afirmativo, deverá selecionar o certificado digital. Mesmo que a assinatura digital não seja confirmada, o documento será liberado no processo.

 

 

Nota: A movimentação sugerida pelo sistema é vinculada ao tipo de documento digital a ser liberado e sua configuração é realizada no módulo de Administração Integrada.

 

Nota: Não é permitido liberar peças que possuam o tipo de documento não informado (Tipo não informado).

 

Dica: A paginação dos documentos será realizada por ordem cronológica de liberação.

 

As peças liberadas são transferidas para a seção "Peças liberadas".

 

 

Tornando sem efeito peças e/ou páginas:

 

Atenção: Esta opção somente estará disponível para documentos já liberados no processo. Para documentos que ainda não foram liberados, utilize a função Excluir.

 

  1. Para tornar sem efeito um documento, selecione a peça ou página desejada na seção "Peças liberadas" e acione o botão ou pressione Ctrl + T. Será apresentada a tela Confirmação para Tornar sem Efeito, na qual devem ser preenchidos:

 

Usuário responsável: este campo apresenta o código e o nome do usuário atual do sistema, que será o responsável pela operação. Confira e altere-o se necessário.

Senha: informe a senha utilizada para acesso ao sistema.

Motivo: justifique o porquê da operação. Este campo é aberto para livre digitação e de preenchimento obrigatório.

Selecione o certificado digital: ao tornar sem efeito uma peça/página, o sistema gera automaticamente uma certidão a ser inserida no processo, substituindo a peça/página sem efeito. Selecione neste campo o certificado que deve ser utilizado para assinar a certidão.

 

Esta funcionalidade também está disponível no menu Arquivo > Peças liberadas > Tornar sem efeito. E ainda ao pressionar o botão direito do mouse sobre uma página da peça a ser tornada sem efeito e acionar a opção Tornar sem efeito.

 

Nota: Somente documentos digitalizados podem ter páginas sem efeito. Para os documentos produzidos internamente no editor de textos do SAJ toda a peça deve ser tornadasem efeito. Os documentos sem efeito não serão apresentados na consulta de processos.

 

  1. Acione o botão Confirmar. O sistema gera automaticamente uma certidão de alteração do processo, que substitui o documento sem efeito.

 

Nota: As certidões geradas pelo sistema não podem ser excluídas ou tornadas sem efeito.

 

Nota: Se o documento sem efeito possuir movimentação vinculada, esta será excluída.

 

  1. Para visualizar a certidão gerada, clique sobre o documento sem efeito, que é identificado pelo ícone . A certidão conterá a classe e o número do processo, o motivo e o nome do usuário responsável pela operação.

 

Quando toda a peça ou a primeira página estiver sem efeito, ao clicar no nodo ()da peça será apresentada a certidão "Sem efeito" e o número das páginas que ficaram sem efeito.

 

  1. Para consultar as peças ou páginas sem efeito, selecione a opção Mostrar peças sem efeito. As páginas sem efeito serão apresentadas logo abaixo da certidão gerada. Essas páginas são precedidas do ícone e quando visualizadas apresentam o carimbo "Sem efeito".

 

Considerações a respeito de peças/páginas sem efeito:

 

a) ao tornar uma peça sem efeito, o sistema automaticamente gera uma certidão e a inclui no local da primeira página sem efeito;

b) a certidão gerada pelo sistema não irá renumerar as páginas do processo nem tampouco poderá ser excluída;

c) se ou quando o processo for impresso, a certidão será impressa no lugar das páginas que se tornaram sem efeito.

 

 

Repaginando os autos:

 

A paginação dos autos será realizada por ordem cronológica da liberação, mas se necessário o usuário poderá reordenar as páginas e peças do documento digitalizado.

 

Dica: Somente documentos digitalizados podem ter páginas renumeradas. Para os documentos produzidos internamente no editor de textos do SAJ não será possível a reordenação de páginas, mas somente de toda a peça.

 

  1. Selecione a página ou a peça que deve ser deslocada, clicando sobre ela, e arraste-a até a posição desejada. Será apresentada a janela Confirmação da Troca de Página, na qual deve ser informado se a página ou a peça deve ser inserida antes ou depois da posição indicada.

 

  1. Informe ainda:

 

Usuário responsável pela repaginação: este campo apresenta o código e o nome do usuário atual do sistema, que será o responsável pela repaginação dos autos. Confira e altere-o se necessário.

Senha: informe a senha do usuário, utilizada para acesso ao sistema.

Selecione o certificado digital: ao confirmar a repaginação, o sistema gera automaticamente uma certidão de alteração do processo, constando as páginas que foram renumeradas. Para assinar a certidão gerada, selecione por meio do botão o certificado que deve ser utilizado para a assinatura.

 

Nota: As certidões geradas pelo sistema não podem ser excluídas ou tornadas sem efeito.

 

  1. Acione o botão Confirmar.

 

Considerações a respeito da repaginação de peças/páginas:

 

a) documentos com uma única página não podem ter sua página arrastada para outro documento;

b) será admitida a transferência de páginas:

b.1) entre documentos digitalizados que já tenham sido assinados, entretanto o documento para o qual a página foi transferida deverá ser submetido a nova assinatura;

b.2) de um documento digitalizado já assinado para outro também digitalizado mas que ainda não tenha sido assinado. Neste caso, a assinatura da página transferida será "removida";

b.3) de um documento digitalizado não assinado para outro documento digitalizado já assinado. Neste caso, o documento para o qual a nova página foi transferida deverá ser submetido a nova assinatura, o que pode resultar em páginas co-assinadas.

 

 

Encaminhando petições para análise ou conferência:

 

Dica: Somente petições intermediárias podem ser encaminhadas para análise ou conferência.

 

  1. Para encaminhar petições intermediárias digitalizadas para conferência ou análise, no menu Fluxo de Trabalho selecione a opção Encaminhar para conferência ou Encaminhar para análise.

 

Se desejar, utilize o botão Encaminhar da barra de ferramentas:

 

 

A conferência é uma etapa anterior à análise. Na conferência, o responsável irá verificar se o cadastro ou a digitalização da petição estão corretos e irá encaminhá-la para análise. Na análise, o responsável poderá por exemplo definir se a petição será apensada, entranhada ou transferida para outro processo.

 

Ao encaminhar para conferência ou análise, no fluxo de trabalho a petição é retirada da fila "Ag. Digitalização" e movida para a fila "Ag. Conferência" ou "Ag. Análise de <tipo de petição>".

 

 

Alterando o tipo de documento digital:

 

Nota: O tipo de documento digital pode ser informado no momento da digitalização ou depois, para peças que aguardam liberação, bem como pode ser alterado posteriormente, se necessário, para peças que já foram liberadas nos autos.

 

  1. Para alterar ou informar o tipo de documento digital, selecione o documento desejado e acesse, conforme o caso, o menu Arquivo > Peças liberadas > Alterar tipo de documento ou Arquivo > Peças aguardando liberação > Informar tipo de documento. ou pressione Ctrl + O. Será apresentada a tela Tipo de Documento Digital.

 

Esta funcionalidade também pode ser acessada ao pressionar o botão direito do mouse sobre a peça.

 

  1. Clique sobre o tipo de documento desejado e acione o botão Selecionar.

 

Ao alterar o tipo de documento, o sistema gera automaticamente uma certidão de alteração do processo.

 

Nota: As certidões geradas pelo sistema não podem ser excluídas ou tornadas sem efeito.

 

Nota: Não é possível alterar o tipo de documentos emitidos pelo Editor de Documentos do SAJ.

 

Consultando as propriedades de um documento:

 

  1. Para consultar as propriedades de um documento, pressione o botão direito do mouse sobre ele e selecione a opção Propriedades ou pressione Ctrl + P.

 

Esta funcionalidade também está disponível no menu Arquivo > Peças liberadas > Propriedades do documento ou Arquivo > Peças aguardando liberação > Propriedades do documento, dependendo se o documento já foi ou não liberado. E ainda na barra de ferramentas, por meio dos botões , quando o documento selecionado está assinado digitalmente ou , quando a assinatura do documento for inválida ou inexistente.

 

A tela Propriedades do Documento apresenta dados como tipo de documento, propriedades da imagem, data e usuário responsável pela liberação, assinatura e movimentação vinculada ao documento.

 

  1. Se desejar navegar entre as propriedades dos demais documentos da seção, utilize os botões .

 

 

Imprimindo peças e/ou páginas:

 

  1. Para realizar a impressão do processo digital ou de uma página específica, acione o botão Imprimir da barra de botões da tela. Na tela Imprimir Processo Digital, selecione o intervalo de páginas a serem impressas.

 

Nota: Serão impressos somente os documentos liberados no processo.

 

  1. Se desejar que o documento seja impresso na íntegra, marque a opção Ajustar para área imprimível.

 

  1. Se desejar imprimir inclusive as páginas sem efeito, marque a opção Imprimir também páginas sem efeito.

 

  1. Acione o botão Ok.

 

Considerações a respeito da impressão de peças/páginas:

 

a) a impressão de página não assinada digitalmente implica tão somente na impressão simples do documento;

b) a impressão de uma página já assinada implica na impressão do documento contendo a seguinte mensagem impressa no sentido vertical: "Este documento é cópia fiel do original assinado digitalmente por <Nome da usuário responsável pela assinatura>. Para visualizar o documento original, acesse o endereço do tribunal na Internet e informe o número do processo <número do processo> e selecione a página <número da página impressa>."

c) se a opção Imprimir também páginas sem efeito não for selecionada, será impressa apenas a certidão das páginas tornadas sem efeito.

d) se o sistema utilizar o módulo de controle de AR (Aviso de Recebimento) e o documento a ser impresso possuir AR, além do documento será impresso também o AR.

e) O documento deverá estar assinado para que o AR seja impresso juntamente com o documento.

 


Outras funcionalidades:

 

Novos botões e teclas de atalho:

 

As principais funções da tela de digitalização apresentam botões e teclas de atalho:

 

Teclas

Botão

Função

Observação

Ctrl + P

Consultar as características e propriedades de um documento digitalizado.

Quando a assinatura do documento selecionado for inválida ou inexistente, o botão indica o status .

Ctrl + O

 

Alterar ou informar o tipo de documento digitalizado. É possível alterar inclusive o perfil do documento e a origem do papel.

Ao alterar o tipo de documento, serão atualizadas a pasta digital do processo e a movimentação lançada.

Ctrl + A

Selecionar o certificado digital e assinar o documento selecionado.

Disponível somente para documentos que aguardam liberação. Não é possível liberar nos autos peças não assinadas.

Ctrl + J

Liberar os documentos selecionados nos autos digitais do processo e selecionar (ou confirmar) a movimentação a ser lançada. Agora somente documentos assinados podem ser liberados nos autos digitais do processo.

Disponível somente para documentos que aguardam liberação. A movimentação é sugerida com base nas configurações do tipo de documento digital a ser liberado no processo.

Ctrl + R

Redigitalizar um documento que aguarda liberação nos autos.

Não é possível redigitalizar documentos já assinados digitalmente. Se for o caso, você pode excluir o documento assinado e realizar uma nova digitalização de peças.

Ctrl + E

Excluir um documento que aguarda liberação nos autos.

Documentos que já foram liberados não podem ser excluídos mas somente tornados sem efeito.

Crt + O

Permite alterar o tipo do documento digital.

Ao alterar o tipo de documento, o sistema gera automaticamente uma certidão de alteração do processo.

Ctrl + T

Tornar sem efeito um documento já liberado nos autos.

Será gerada automaticamente pelo sistema uma certidão* de alteração do processo, que não poderá ser editada ou excluída. O usuário somente poderá tornar sem efeito um documento se tiver certificado digital, pois a certidão gerada precisa ser assinada. As movimentações vinculadas ao documento sem efeito são excluídas.

Ctrl + M

Marcar todos os documentos que aguardam liberação nos autos digitais.

O foco deve estar na seção “Peças aguardando liberação”.

Ctrl + N

Desmarcar todos os documentos que aguardam liberação nos autos digitais.

 

 

* Será gerada automaticamente uma certidão sempre que o processo sofrer alterações, como repaginação, alteração do tipo de documento, peças sem efeito, separação de páginas etc.

 

 

Alterando a configuração do scanner:

 

  1. Para alterar a configuração das opções de digitalização, no menu Configurações, selecione o submenu Propriedades do scanner.

 

  1. Estarão disponíveis as seguintes opções:

 

Scanners: se houver mais de um, selecione o scanner a ser utilizado por meio do botão .

Perfil do documento: permite indicar o tipo do documento, por meio do botão , a ser apresentado no campo <Perfil do documento> na tela de digitalização, não impedindo a adequação conforme o perfil do documento que está sendo digitalizado no momento. Esta informação prepara o scanner para uma melhor qualidade de imagem na digitalização do documento, com um mínimo de espaço para armazenamento.

Tamanho da digitalização: selecione o tipo de papel para o qual o documento digitalizado deve ser ajustado.

Resolução preto e branco: selecione por meio do botão o tamanho da resolução para peças digitalizadas em preto e branco.

Resolução tons de cinza e colorido: selecione por meio do botão o tamanho da resolução para peças digitalizadas em tons de cinza ou em cores.

Habilitar Acquire Frame: se esta opção estiver marcada você poderá selecionar a área da folha que deseja digitalizar.

Detecção automática de papel: se esta opção estiver marcada o sistema irá detectar a existência de folhas no scanner para realizar a digitalização.

 

  1. Acione o botão Ok.

 

 

Alterando a qualidade da imagem:

 

  1. Para alterar as propriedades da imagem digitalizada, no menu Configurações, selecione o submenu Propriedades da imagem digitalizada.

 

Atenção: Esta funcionalidade não estará disponível se o perfil da página for Preto e Branco ou se a página estiver salva.

 

  1. Estarão disponíveis as seguintes opções:

 

Contraste: permite alterar o contraste da imagem.

Brilho: permite alterar o brilho da imagem.

 

  1. O botão Visualizar permite visualizar o documento com as alterações efetuadas.

 

 

Ajustando a visualização de páginas:

 

    1. Para ajustar a visualização da página, acesse o menu Configurações > Zoom e selecione a opção desejada.

 

    1. Se preferir, utilize também os botões da barra:

 

 

Botão

Função

Seleciona a forma de visualização da página:

Ajusta a largura da página de acordo com a área disponível

Exibe a página inteira na tela

Cada clique reduz o zoom em 10%

Especifica o percentual de zoom desejado

Cada clique aumenta o zoom em 10%

Gira o documento digitalizado no sentido horário. Somente é possível girar documentos ainda não salvos.

Gira o documento digitalizado no sentido anti-horário. Somente é possível girar documentos ainda não salvos.

 

 

Aumentando a área de visualização:

 

    1. Para ocultar as seções "Peças liberadas" e "Peças aguardando liberação" aumentando a área de visualização das páginas, no menu Configurações, selecione o submenu Ocultar/Mostrar Peças Processuais ou na barra de ferramentas, acione o botão .

 

    1. Para voltar a visualizar as seções, acione novamente o menu ou o botão.

 

Nota: A seção "Peças aguardando liberação" somente estará disponível se houver peças a serem liberadas para o processo.

 

 

Dicas para digitalização de peças